Café da Mantiqueira de MG vence o Cup of Excellence Brazil 2025
Um café produzido na Fazenda Rio Verde, em Conceição do Rio Verde (MG), foi eleito o melhor do Brasil no Cup of Excellence 2025, principal concurso de qualidade de cafés do mundo.
O lote, cultivado na região da Mantiqueira de Minas, alcançou 91,68 pontos, a maior nota entre todas as categorias, e venceu na modalidade “experimental”, que avalia grãos com fermentação induzida.
O Cup of Excellence, maior competição do setor, avalia anualmente os lotes mais saborosos e equilibrados do país, com base em provas às cegas feitas por juízes internacionais.
A competição é organizada pela BSCA, ApexBrasil e Alliance for Coffee Excellence (ACE), e os vencedores participam de um leilão internacional, onde os cafés são vendidos por valores muito acima do mercado convencional.
Na categoria “via seca”, o campeão foi o café da Fazenda Aracaçu, em Três Pontas (MG), com 90,79 pontos. Já na “via úmida”, o vencedor foi da Fazenda Água Limpa, em Campos Altos (MG), com 91,37 pontos.
Minas Gerais dominou a edição deste ano: 39 dos 40 finalistas são do estado.
Durante o evento, o produtor Luiz Paulo Dias Pereira Filho foi homenageado como uma das seis “Lendas da Excelência” mundiais, ao lado de nomes da Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica e Nicarágua. O título reconhece produtores com destaque histórico no concurso, que se tornam hors-concours.
O leilão internacional dos cafés premiados ocorrerá em dezembro, e a expectativa é que lotes brasileiros alcancem valores recordes, impulsionando ainda mais a reputação do país como maior produtor de cafés especiais do mundo.










