Cafés brasileiros com indicação geográfica ganham destaque na cena internacional

A declaração do presidente americano Donald Trump sobre a falta do café brasileiro nos EUA, devido às sobretaxas, evidencia a importância das exportações nacionais.


No entanto, a cafeicultura brasileira vai muito além de uma commodity única, contando com 20 Indicações Geográficas (IGs) que atestam a diversidade e qualidade de seus produtos.


Os
cafés com IG foram destaque na 13ª Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, onde o Sebrae promoveu a degustação desses produtos para 25 mil participantes.


As Indicações Geográficas funcionam como ferramentas coletivas de valorização, agregando valor ao produto e protegendo a região produtora, promovendo sua herança histórico-cultural intransferível.


O
Sebrae, parceiro histórico dos pequenos cafeicultores, atua em 44 territórios produtores atendendo 5,8 mil produtores. Com aproximadamente 300 mil propriedades cafeeiras no país -- 70% da agricultura familiar -- o café tornou-se um motor de transformação social, econômica e ambiental.


Existem dois tipos de registro de IG: a Indicação de Procedência (IP), ligada à reputação de uma região como produtora, e a Denominação de Origem (DO), que requer comprovação técnica de que as condições geográficas garantem qualidades específicas ao produto.


O apoio do Sebrae inclui capacitação dos produtores e estruturação da governança, resultando em significativa valorização de mercado, em alguns casos, com aumentos de preço de até 300%.


Recentemente, foi lançada a Plataforma de Digitalização das IGs, que reúne informações sobre rastreabilidade, características singulares e compromissos socioambientais dos produtores, garantindo a origem e qualidade dos
cafés especiais brasileiros.

Leia mais

Mercado de café
Por Rozymário Bittencourt 8 de novembro de 2025
Os agentes do mercado do café monitoraram a possível exclusão do produto das tarifas extras impostas pelos EUA e as condições climáticas no Brasil.
Semana Internacional do Café
Por Rozymário Bittencourt 8 de novembro de 2025
Os resultados consolidam o Espírito Santo como potência na cafeicultura nacional de qualidade, demonstrando também a força crescente das mulheres no setor.
Cafeicultura no Brasil
Por Rozymário Bittencourt 5 de novembro de 2025
Veja como a cafeicultura vem passando por uma transição da gestão tradicional para a adoção de tecnologias avançadas da Cafeicultura de Precisão.
sensoriamento remoto na cafeicultura
Por Rozymário Bittencourt 4 de novembro de 2025
Sensoriamento remoto na cafeicultura: veja conceitos básicos, saiba quais são os índices espectrais e como interpretar imagens de satélite para monitorar a lavoura.
Café torrefacto
Por Rozymário Bittencourt 3 de novembro de 2025
Especialista defende a proibição do café torrefacto, método que adiciona açúcar na torra. Entenda por que essa técnica compromete a qualidade da bebida.
tecnologia cafeicultura
Por Rozymário Bittencourt 3 de novembro de 2025
O mercado de agricultura inteligente deve crescer para US$ 60,9 mil milhões até 2034, com a tecnologia a transformar setores como a cafeicultura.
mercado do café
Por Rozymário Bittencourt 3 de novembro de 2025
Café panamenho chega a Dubai a US$ 980 a xícara, enquanto rede brasileira Go Coffee cresce com modelo sem royalties, enquanto importadora dos EUA busca o Canadá.
cerificação café
Por Rozymário Bittencourt 1 de novembro de 2025
Certificações do café: mais do que um selo na embalagem, elas representam o compromisso do produtor com as boas práticas agrícolas e o café de qualidade.
Ipanema Coffees
Por Rozymário Bittencourt 1 de novembro de 2025
Vencedora do Cup Off Excellence, a Ipanema Coffees atua há décadas na produção e exportação de cafés premium, levando o sabor do Brasil a consumidores do mundo.
Cup Off Excellence Brazil 2025
Por Rozymário Bittencourt 1 de novembro de 2025
O Cup of Excellence é o “Oscar do café” e avalia anualmente os lotes mais saborosos e equilibrados do país, com base em provas às cegas feitas por juízes internacionais.
Veja também